Sábado, 8 de Maio de 2010

MENU SAUDÁVEL

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Menu saudável

Refeições à prova das doenças cardiovasculares

por Diana Mendes

Ontemhttp://dn.sapo.pt/Common/Images/img_pt/icn_comentario.gif

Refeições à prova das doenças cardiovasculares

Qual é o melhor menu para proteger o coração das doenças que mais matam os
portugueses?



A selecção é uma questão de bom senso, mas há sempre alternativas que o
podem surpreender e limites para o consumo de

alguns alimentos.

Por exemplo, se pensa que é melhor comer vegetariano em vez de peixes está
enganado.

As escolhas mais saudáveis para uma refeição estiveram hoje em debate no
Congresso Português de Cardiologia, num pequeno-almoço com especialistas.

Para começar a refeição, os especialistas sugerem sobretudo o consumo de
verduras. "As sopas e as saladas são duas formas excelentes de consumir
legumes. Qualquer uma delas fornece diferentes legumes e por isso devem
consumir-se ambas", refere Ana Miranda, da Sociedade Portuguesa para o
Estudo da Obesidade.

Pelo menos cinco a dez doses diárias são recomendadas.

Mas na altura de ir ao supermercado dê preferência a legumes de cor escura,
como brócolos, tomates maduros ou couves. Mesmo na escolha da alface, leve
preferencialmente a mais escura.



A bebida: água ou vinho?

Esta é fácil. É claro que a água não tem limites de consumo. É o melhor
hidratante e ainda não é possível encontrar fortes evidências de que o vinho
tenha grandes benefícios. De qualquer forma, integra a dieta mediterrânica,
que é considerada uma

das melhores e mais saudáveis.



Quanto ao prato principal desengane-se:

- se tiver de optar por um prato vegetariano em vez de um de peixe não está
a tomar a melhor decisão cardioprotectora.”Os peixes gordos, como a
sardinha, arenque, atum e salmão são ricos em ómega 3, uma substância muito
benéfica e que pode ainda ser adquirida através de nozes ou beldroegas”,
esclarece a mesma nutricionista



As gorduras podem e devem ser consumidas, mas a gordura saturada e os ácidos
gordos trans (que existem nas bolachas, alimentos sobreaquecidos e
industriais) devem ser evitados.

Opte antes pelas gorduras monoinsaturadas, que existem no azeite e nos
frutos secos ou, em alternativa, pelas gorduras polinsaturadas ,
nomeadamente óleos a partir de cereais e sementes.



Café ou chá? São ambos excelentes fontes de anti-oxidantes, que previnem as
doenças cardiovasculares. O consumo de cafeína deve, porém, limitar-se a 400
miligramas por dia ou a 200 no caso das grávidas, avança a mesma fonte. Um
café tem

cerca de 75 a 85 miligramas, por isso tente não ultrapassar os quatro ou
cinco cafés.



Entre a fruta e o chocolate é fácil: Fruta. Lavada, variada e de preferência
com casca para aproveitar as fibras.

O chocolate, sobretudo se for mais escuro (mais cacau), porque também tem
efeitos anti-oxidantes. Mas não abuse…

Tente não ultrapassar sete gramas por dia, porque este é um produto
extremamente calórico.



Os erros comuns a evitar

Antes dos conselhos, deve ter-se e conta e evitar alguns erros comuns, como
saltar o pequeno-almoço.

Outro erro comum é comer poucas leguminosas, como ervilhas ou feijão.

Para se proteger ainda mais, faça algumas cedências: evite alimentos
hipercalóricos, como o refrigerantes ou fast food.

Mas não precisa de ser fundamentalista.

De vez em quando, pode abrir algumas excepções.
publicado por Paula Valentina às 23:49

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