Sexta-feira, 1 de Dezembro de 2006
>>Dizem que o ser humano é motivado pelos seus sonhos. Entretanto, ao
>>decorrer da vida, nossos sonhos vão sendo podados e esquecidos muitas >>vezes por pessoas que já engavetaram os seus próprios com frases como: >>"Isso não dá dinheiro !" ou "Isso não será bom para você !". >>Provavelmente, muitos de nós, senão todos, já ouvimos "conselhos" desse >>tipo e, às vezes, nos pegamos prestes a dizer algo parecido à alguém. Uma >>pergunta que fica no ar é a de como alguém pode ter tanta certeza do que é >>bom ou não para uma outra pessoa ?
>>Essa atitude, como quase todas as outras, teve sua origem em nossa >>infância, período o qual recebemos muitas frases negativas, algumas com o >>intuito de proteger nossa integridade física, e outras que acabam por >>destruir muitos de nossos sonhos.
>>Quando conversamos com as crianças, devemos pensar muito bem em tudo o que >>falamos. Nossas palavras tem um grande poder sobre elas. Nós temos o poder >>de ajudá-las a construir seus sonhos ou de destruí-los. Infelizmente, a >>grande maioria desmotiva-os mesmo sem ter consciência.
>>Da próxima vez que encontrar uma criança, pergunte-a o que ela gostaria de >>fazer quando crescer. Elogie-a por tal sonho e pergunte a razão pela >>escolha. Faça-a refletir e descobrir o seu verdadeiro motivo para tal >>meta. Se não for realmente o que ela quer, ela mesmo irá descobrir um novo >>sonho. Não cabe a nós escolher ou impor nossos próprios desejos sobre >>elas. Às vezes, o sonho de uma criança é motivado pelas pessoas mais >>próximas, outras vezes pelo que ela vê na televisão, mas o legítimo é >>aquele que vem de seu interior. Ensinar uma criança que devemos sempre >>almejar um sonho, não importando qual idade que tenhamos é algo que ela >>levará para a vida inteira. Caso alguma vez fique desorientada ou sem >>rumo, poderá buscar dentro de si o seu verdadeiro motivo para viver.
>>O verdadeiro sonho não é aquele que vem pelo desejo de poder ou fama de >>nosso ego, mas aquele que vem do nosso âmago motivado apenas pela essência >>de nosso amor e felicidade.
>>Autor: Saulo Fong -